
Centopeia Humana

Organize as crianças em um espaço aberto. Esta brincadeira deve ser aplicada no pátio, ou na quadra de esportes, no ginásio, caso sua escola não tenha um espaço assim, se utilize do maior espaço que a mesma te oferecer, ok?
Você colocara as crianças de um mesmo lado pode ser em pé ou sentadas, de acordo com o perfil
de sua turma, pois, cada uma aguardará a sua vez e perguntará para elas como poderiam construir uma centopeia com todos juntos sem que se soltassem? Haverá um diálogo que dependerá do feedback de sua turma, deixe que eles tentem sozinhos primeiro e depois você lhes mostrará como.
Chame dois alunos e peça para que eles sentem no chão, um a frente do outo de forma que o de trás verá só as costas do colega. A criança que está atrás colocará as pernas nos ombros da criança da frente ambas sempre com as mãos no chão. Para dar continuidade, chame outra criança e coloque na frente do último e peça para fazer o mesmo procedimento, coloque as pernas nos ombros do último e assim por diante.
Quando chegar no primeiro aluno, todos estarão com os pés sobre os ombros dos colegas sucessivamente e você pode pedir para que se movimentem como uma centopeia, no entanto esse movimento dependerá de cada um e de todos juntos. Outra opção é pedir para fechar a centopeia também formando um círculo e pedir para que girem, também dependerá da organização de cada um e de todos juntos.
𝗔𝗹𝗰𝗮𝗻𝗰𝗲 𝗣𝗲𝗱𝗮𝗴𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗼: Esta brincadeira trabalha o senso de trabalho em equipe, trazendo as crianças à reflexão sobre: solidariedade, individualismo, egoísmo e egocentrismo.



