
Vai Haver Revolução

Coloque as crianças dispostas em suas carteiras, ou sentadas no chão, ou no pátio, o lugar vocês escolherão. Chame uma criança e cubra seus olhos enquanto as outras estão dispostas a sua frente. Vocês cantarão a música:
Atenção, batem três palmas, concentração, batem três palmas, vai haver revolução, batem três palmas, quando eu falar (professor/mediador) o (a) diz o nome da criança e aponte para ela dizendo o nome do animal que ela vai imitar, por exemplo:
Enquanto a criança de olhos vendados está ao lado do professor (a) a frente da turma, a criança que o professor (a) apontou irá imitar o animal em questão, para que a criança de olhos vendados tente descobrir quem foi que imitou o animal. Ex: animal cachorro, a criança definida pelo professor (a) irá imitar o cachorro dizendo- au au au.
Outra opção de fazer essa brincadeira é no lugar de imitar um animal produzir sons variados e perguntar de onde veio aquele som e o que o produziu. Por exemplo: uma criança bate o pé no chão em um determinado lugar da sala e a criança definida para descobrir pelo professor (a) tem que mostrar de onde veio o som e o que o produziu, neste caso os pés. (o atrito dos pés com o chão)
𝗔𝗹𝗰𝗮𝗻𝗰𝗲 𝗣𝗲𝗱𝗮𝗴𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗼: Trabalha a consciência fonológica, concentração, atenção, identificação dos sons, aprimoramento da audição, associação da ação ao som produzido, questões corporais, aguçar a curiosidade e despertar o pensamento reflexivo, o aprender a ouvir.



