



Acampando na Escola

Projeto idealizado por Marcela Marcos Lameira em 2017 e que foi institucionalizado no Munícipio de Mário Campos, após o sucesso da primeira edição da “Noite do Pijama”.
Público Alvo: Alunos da educação infantil, 1º e 2º períodos, 1º ano do ensino fundamental, AEE e profissionais da escola.
Histórico/ Justificativa: O projeto surgiu a partir da observação de um aspecto muito valorizado e explorado na escola e em nosso cotidiano que são as interações. Portanto visa promover além de novas interações entre as crianças, professores e demais profissionais da escola como fator fundamental para o desenvolvimento humano a possibilidade de criar situações que promoverão novas formas de aprendizagem e conhecimentos.
Promovendo momentos coletivos e individuais possibilitando as crianças vivenciarem novas e diferentes experiências em um ambiente já conhecido por elas; a escola, porém em situações e horários completamente adversos do horário escolar, permitindo as crianças desfrutarem de momentos lúdicos, de novas descobertas, de compartilharem novas aprendizagens e conhecimentos e muita imaginação e diversão.
Objetivos Pedagógicos: Promover a aprendizagem e conscientização de si e do outro na sociedade, avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas, interagir com outras crianças e adultos, desenvolver atenção e concentração, compartilhar um espaço de expressão por meio de brincadeiras. Fortalecer sentimentos de coletividade e valorizar laços afetivos.
Etapas do Projeto: O acampamento acontecerá em uma sexta feira à noite a definir data; onde as crianças dormirão na escola, deverão chegar à escola, alimentadas e de pijama, os pais poderão participar se quiserem. Quem tiver poderá levar barraca, lanterna e lanche. Após a chegada à escola que deverá ser à noite, acontecerão várias atividades em variados momentos:
Primeiro momento: Armação das barracas, organização do acampamento, objetos, alimentos e brinquedos.
Segundo momento: brincadeira da caça ao tesouro, onde será escondido um baú de tesouros e as crianças irão procurar, em pequenos grupos, acompanhadas por um adulto. Neste momento utilizaremos as lanternas para encontrar o tesouro e exploração e reconhecimento do espaço.
Brincadeira do lobo que invade as barracas (o lobo será sempre um adulto), e as crianças gritam voltando para as barracas tentando se proteger.
Terceiro momento: As crianças juntamente com os professores utilizam as lanternas para fazerem uma exploração noturna na escola e comparar as diferenças existentes quando está de dia e quando está à noite. E depois fazem uma fogueira e contam histórias em volta da fogueira. Contagem de estrelas no céu.
Quarto momento: Organizar uma roda e todos com suas lanternas ter um momento de contação de histórias no escuro, utilizando a lanterna para identificar as letras e imagens do livro ou história de suspense.
Quinto momento: Recolher para dormir e contação de histórias de “terror” na cama.
Sexto momento: organização das mochilas das crianças às 6:00hs da manhã. Às 7:00hs café da manhã coletivo e aguardar que os pais busquem às crianças às 08:00hs.
As brincadeiras não serão aplicadas necessariamente nesta ordem, dependerá da dinâmica e entrosamento do grupo.
Para mais projetos como este clique aqui.
Para voltar ao menu atividades clique aqui.
Para evitar possíveis constrangimentos no momento da apropriação do projeto esteja atento as diretrizes de direitos de imagem.