



Projeto Semear

“SEMEANDO BOAS IDEIAS, PARA COLHER BONS FRUTOS”
Idealizadora: Marcela Marcos Lameira
Público Alvo: Alunos da educação infantil, 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental, pais e toda comunidade escolar.
Histórico/ Justificativa: Desenvolver atividades que possibilitem a conscientização dos alunos e profissionais da escola quanto ao consumo e utilização de recursos naturais percebendo tal necessidade no modo capitalista e consumista que caminha a humanidade interferindo diretamente na questão ambiental. O “PROJETO SEMEAR: “Semeando Boas Ideias para Colher Bons Frutos” (Ano 2) a ser aplicado na turma ----------------------------------------------------- envolvendo toda comunidade escolar da escola ---------------------------------------------------------------------.
Aplicará ações que visam promover a valorização da natureza e do meio ambiente buscando a compreensão dos alunos, comunidade, pais e profissionais da escola, da importância de se cuidar da natureza e de utilizar os recursos naturais de que dispomos sem desperdício, conscientizando sobre sustentabilidade e o uso correto e preventivo da mesma consequentemente trabalhando a fundamental necessidade de preservação da água.
Sustentabilidade de uma forma bem simples significa o equilíbrio entre a preservação e o uso dos recursos naturais, é preservar a natureza para que todos possam comer seus frutos e plantar novas sementes, em uma dimensão mais ampla é o resultado do equilíbrio entre as questões ambientais, econômicas e sociais nos empreendimentos humanos.
Objetivos Pedagógicos: Promover a aprendizagem e conscientização da importância de cuidar dos recursos naturais e do meio ambiente principalmente da água para o homem e os cuidados necessários para possibilitar o mesmo para as futuras gerações. Buscando uma mudança de mentalidade para que aconteça de forma efetiva a preservação do meio ambiente.
Etapas do Projeto: Construção do painel explicando o ciclo da água e o painel representando o fundo do mar onde os alunos perceberão as consequências das ações humanas no meio ambiente onde um lado do painel terá o mar sem poluição, limpo, com lindas algas e no outro lado o mar poluído representando o lixo, com embalagens vazias coladas que as crianças irão trazer de casa.
Sendo exposto na escola. Fechando esta primeira etapa com a sessão de filme na videoteca ”Maré Vermelha” fixando todo trabalho desenvolvido até este momento.
Segunda etapa plantar três sementes uma de Pinha, mexerica e girassol onde os alunos irão adubar a terra, plantar a semente, regar e acompanhar seu crescimento, depois serão presenteados com ela.
Contação de história do livro: “As latas Mágicas” do autor Sérgio do Vale e do livro “O Clique” do autor Ziraldo. Diálogo com os alunos sobre os temas dos livros e como preservar e economizar recursos naturais. Atividade feita a partir da construção de caixas destinadas a lixos recicláveis que ficarão na porta da sala para trabalhar os vários tipos de lixo e suas respectivas lixeiras, plástico, metais, papéis, orgânicos e vidros.
OBS: Nesta etapa o professor (a) pode utilizar os livros ou encartes de sua preferência de acordo com a abordagem dentro do tema, da forma que pretende fazer.
Terceira etapa as crianças irão produzir um desenho sobre todo o trabalho realizado e vivenciado até este momento e levarão para casa, contarão para os pais tudo que assimilaram até este momento. Os pais interessados poderão se envolver juntamente com o filho na produção de um desenho ou texto.
Silkar uma camisa para cada criança com o slogan do projeto que será usada para distribuição dos panfletos na escola e na comunidade, para os pais e para uma apresentação de dança que será a culminância do projeto em um momento oportuno que a escola e/ou município promoverá.
(Nesta etapa pode também dependendo dos recursos construção de coletes em TNT)
Para mais projetos como este clique aqui.
Para voltar ao menu atividades clique aqui.
Para evitar possíveis constrangimentos no momento da apropriação do projeto esteja atento as diretrizes de direitos de imagem.